3 artistas brasileiros que fizeram sucesso depois dos 30 anos

Esse artigo é pra você que acha que para se destacar em sua carreira tem uma idade limitante e o sucesso tem hora determinada para acontecer. Por isso, resolvemos falar sobre artistas que dedicaram suas vidas à música e foram recompensados por ela. 

Nunca é tarde para começar, sempre é possível fazer algo inovador e que desperte bons sentimentos nas pessoas. Não ache que o seu tempo passou, apenas encontre o seu lugar e trabalhe constantemente pelo reconhecimento, em algum momento você irá conseguir, mesmo que não seja na proporção desejada. 

Já que estamos falando sobre sucesso, é muito importante dizer que existem várias formas dele acontecer. Sucesso não é necessariamente estar no mainstream ganhando rios de dinheiro. O sucesso na sua carreira pode ser medido de outras maneiras, por exemplo, ter um público fiel que te possibilite viver de música.  

Dona Onete

Foto de divulgação - Dona Onete

A primeira da nossa lista e a minha mais recente descoberta musical é a Dona Onete. Antes de ser cantora e compositora a paraense foi professora de história e secretária de cultura. Só após se aposentar ela passou a se dedicar à música em tempo integral quando estava com aproximadamente 62 anos. Em 2012, Dona Onete gravou o seu primeiro CD de carimbó, Feitiço Caboclo e em 2016 o seu segundo álbum, Banzeiro

Apesar de já ter feito até mesmo turnês internacionais com os seus álbuns, o reconhecimento nacional realmente chegou para Dona Onete em 2017, quando sua música Boto Namorador foi destaque na novela da Rede Globo, A Força do Querer.  Alguns anos depois, no Grammy Latino de 2021, ela recebeu o prêmio de melhor álbum de música regional brasileira.

Tom Jobim

Foto de divulgação - Tom Jobim

O segundo da lista é nada mais do que um dos maiores mestres da MPB, Tom Jobim. Antes de ser músico ele tentou seguir a carreira de arquiteto. Chegou a fazer faculdade e até trabalhar em um escritório, mas não durou muito tempo. Ele também tocava em bares da zona sul do Rio de Janeiro e foi contratado como arranjador na gravadora Continental. 

Tom começou a ganhar destaque na sua carreira musical por volta dos seus 31 anos com a consolidação da Bossa Nova em 1959. Em 1962, junto com seu grande parceiro Vinicius de Moraes, compôs Garota de Ipanema, um dos seus maiores sucessos e sem dúvida uma das músicas brasileiras mais conhecidas internacionalmente.

Criolo

Foto de divulgação - Criolo
Foto de divulgação - Criolo

Fechando a nossa lista, o rapper, cantor, compositor e ator, Criolo. Esse grande nome da música brasileira nascido em 1975, foi professor de artes antes de se dedicar à música. O viés filosófico presente em suas obras, talvez venha também da influência de uma mãe que é professora, escritora e filósofa. 

Criolo começou nas rodas de rima desde cedo, mas deu início a sua carreira como cantor em 2004 e lançou o seu primeiro álbum Ainda Há Tempo, em 2006. Na minha opinião a virada de chave na carreira do Criolo, aconteceu com o lançamento do seu segundo e premiado álbum Nó na Orelha, de 2011. Nesse disco estava a faixa Não Existe Amor em SP, uma das responsáveis pelo seu reconhecimento nacional. 

Comentários

Postagens mais visitadas