5 estratégias de marketing digital para divulgar suas músicas

Atualmente as redes sociais são a principal forma de divulgação de um trabalho artístico, ainda mais depois que as músicas passaram a estar disponíveis nas plataformas como Instagram e TikTok, para serem utilizadas em fotos e/ou vídeos dos usuários. Isso fez com que a descoberta e viralização de novas músicas acontecessem dia após dia. 

Mesmo sabendo que devem estar presentes nas redes para conseguirem divulgar melhor suas músicas, os artistas possuem muitas dúvidas de como fazer o lançamento de suas faixas, por não terem tanto conhecimento de marketing digital e as estratégias que devem aplicar para que consigam resultados.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões para você conseguir melhorar sua performance nas redes sociais e ser visto por mais pessoas, que poderão se interessar pela sua música e até virarem fãs do seu trabalho. 

1 - Conteúdo atraente e constante

A primeira dica é a chave para todas as outras estratégias que você possa pensar, criar conteúdo atraente e de forma constante. Sem conteúdo raramente as pessoas irão chegar até sua música. Tenha o hábito de postar, crie aproximação e compromisso com a sua audiência. Aproveite a variedade de redes sociais e suas particularidades, para criar diferentes conteúdos e conseguir alcançar cada vez mais pessoas. 

Mesmo com o TikTok ajudando várias músicas a viralizarem com desafios e dancinhas, você pode pensar em produzir outras coisas que funcionem para o seu estilo e que conectem com esse público, por exemplo, vídeos de reação e dublagem. Essa lógica pode ser utilizada em todas as outras plataformas. 

No Instagram é o local com mais ferramentas para que você consiga produzir conteúdos. Você pode postar uma foto no estúdio avisando sobre o seu próximo lançamento, pode postar uma arte do single convidando para realizar o pré-save, usar o reels para fazer um teaser com um trecho do clipe e da música, enfim, são muitas possibilidades. 

2 - Colabs com outros artistas

Essa é uma estratégia que se utilizada da maneira correta, pode dar um resultado muito bom, pois além de furar a bolha, você e o outro artista terão a possibilidade de chegar para uma audiência qualificada. Então, certifique-se de que a pessoa que você fará a parceria está no mesmo nicho que você e que preferencialmente o tamanho e o momento de carreira não sejam tão distintos. 

Eu considero muito importante que essa também seja uma pessoa do seu ciclo ou que vocês procurem estreitar os laços para que consigam passar uma visão de entrosamento e verdade para a audiência. 

Pense em todas as formas de colaboração possíveis. Podem fazer shows juntos e gravarem uma música, mas focando no digital, tem posts colaborativos, lives e outros tipos de conteúdos para unir a imagem de vocês. Sem contar que essa pessoa estará mais propícia a te ajudar na divulgação dos seus lançamentos. 

3 - Portais e influenciadores do seu nicho

Essa é uma estratégia que na maioria das vezes ou em todas, você precisará pagar, a não ser que seja uma mídia espontânea. Porém, isso só irá ocorrer se você já estiver se destacando de outra forma. Então se você ainda não é famoso ou não está envolvido em nenhuma polêmica e nem tem amigos influenciadores, só resta a opção 1, que é pagar por espaço e que muitas vezes durará apenas algumas horas. 

É bom ter em mente que nem sempre o tamanho do portal ou influenciador serão determinantes para o seu resultado. Um outro ponto é que quanto maior, mais caro será. Procure por portais e influenciadores que já dialoguem com o seu nicho e que tenham uma audiência fiel. Assim, sua música terá mais chances de ser ouvida. 

Aproveitando esse assunto, aqui na Bratuke nós não cobramos para divulgação em nosso blog e nem em nossas redes, porém, fazemos uma seleção dos trabalhos que achamos relevantes para serem compartilhados. Caso você tenha interesse em aparecer em um de nossos canais, mande um e-mail com o assunto "Radar da Bratuke" contendo seu release, fotos e links para redes e streamings para contato.bratuke@gmail.com.

4 - Interação

A interação é uma boa estratégia se você não é aquele tipo de pessoa que só sabe pedir para que escutem a sua música. Interaja com as pessoas sobre outros assuntos, conecte memes ao seu trabalho, engaje com a comunidade para que seja uma relação recíproca.

Lógica básica do marketing: atrair, reter e vender. Traduzindo para o que estamos falando: seja interessante e atraia as pessoas para se conectarem com você, gere conteúdo para que elas fiquem e depois venda a sua música. Dificilmente eu escutaria a música de um desconhecido somente por ele estar implorando atenção em postagens de artistas famosos.

5 - Tráfego pago

Essa é a última estratégia a ser abordada e considerada, pelo simples motivo de que você primeiro precisa coletar os dados de performance daquele lançamento para então poder traçar um plano melhor para a sua campanha. É ideal que essa divulgação seja feita com uma meta de retorno e com um propósito. Não se deixe enganar só por números. 

O tráfego pago pode impulsionar muito o seu alcance, mas é necessário que seja feito de maneira consciente para que não seja apenas dinheiro jogado fora. Não adianta nada chegar para 20 mil pessoas que não gostam do seu gênero musical. Você teria 20 mil plays, mas não necessariamente 20 mil novos fãs. Não se iluda! Lance a sua música e deixe ela performar até que o orgânico perca força, aí sim impulsione sua postagem ou seu clipe. Dê prioridade para impulsionar as publicações que performaram bem no orgânico, pois elas já deram uma amostra de que agradaram o público de alguma forma. 

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