Você sabe qual é a função do Ecad?
O Ecad é administrado por sete associações de gestão coletiva, sendo as mais relevantes a UBC e Abramus, por terem grandes artistas filiados a elas e consequentemente uma melhor estrutura para atender seus filiados. Completando a lista temos: Amar, Assim, Sbacem, Sicam e Socinpro. O trabalho das associações consiste no cadastro e relacionamento com os artistas, além da definição das normas de distribuição e arrecadação dos direitos autorais.
Se você ainda não é filiado, vá no site de alguma das sete associações e dê entrada no processo de filiação. Esse é um passo fundamental para que você possa receber os direitos autorais de execução pública. Somente a partir da filiação, o titular consegue realizar o cadastro de suas obras e fonogramas e fica apto para receber seus royalties.
A arrecadação realizada pelo Ecad pode variar de acordo com alguns fatores como o tipo de local que a música é tocada, sua importância para o negócio, o seu ramo de atividade, o tipo de utilização musical e a região socioeconômica em que o estabelecimento se encontra. Já a distribuição acontece da seguinte maneira: 85% dos valores arrecadados são repassados através das associações para os compositores, intérpretes, músicos e demais titulares. 6% ficam com as associações de gestão coletiva e os 9% restantes ficam com o Ecad.
Comentários
Postar um comentário