Como divulgar a sua música com pouco dinheiro


Na era do streaming, o mercado musical passou a ser mais democrático para os músicos iniciantes e independentes, pelo menos no quesito lançamento. Hoje qualquer pessoa pode lançar suas músicas nas principais plataformas da indústria fonográfica. Porém, o fato é que muitos desses artistas não conseguem chegar a ter uma música com mais de mil reproduções, por exemplo. 

Isso acaba frustrando muitos músicos, que acabam desistindo de suas carreiras cedo demais, pois acreditam que só é possível ser visto se você tiver muito dinheiro para investir, mas isso não é uma verdade absoluta. Existem inúmeras soluções para divulgar seu trabalho, no entanto, se você não tem dinheiro, você terá que trabalhar ainda mais e nem sempre todos estão dispostos. 

Pensando nisso, reunimos 3 dicas práticas para que você consiga melhorar a divulgação da sua música, ainda hoje ou no seu próximo lançamento. 

1 - Marketing Digital

Quando falamos sobre marketing digital temos um mundo de possibilidades para divulgar o seu trabalho. A principal delas é a criação de conteúdo nas redes sociais. Se conectar e interagir com as pessoas, mostrar o seu dia a dia, se posicionar sobre pautas relevantes, enfim, para vender sua música, antes você precisa atrair e reter a atenção da audiência. 

Esteja presente nas principais redes e as que fizerem sentido para você. Tente criar conteúdo diariamente em diferentes formatos, não fique pensando em uma grande quantidade de postagens, mas sim na qualidade e constância. O mais importante na verdade é fazer, pois com o tempo e prática você vai aperfeiçoar o seu conteúdo. Só não dá pra querer ser visto sem nunca começar a postar.   

Cada plataforma tem sua particularidade, então estude sobre cada uma e varie os formatos de conteúdo. Invista nas relações que você já possui. Peça para os amigos mais próximos ajudarem compartilhando e faça colabs com outros artistas para alcançar públicos diferentes.

As possibilidades no marketing digital não acabam, poderíamos falar muito mais coisas como fazer um site para ter seu EPK, cadastrar suas músicas em sites de letras, colocar sua biografia no Wikipédia e Google, entre outras coisas. 

2 - Apresentações em lugares públicos

Como o tópico já diz, se apresentar em lugares públicos é uma boa estratégia para divulgar o seu trabalho. Procure por praças públicas bem movimentadas, deixe uma plaquinha com um QR code direcionando para as suas plataformas e aproveite também pra passar o chapéu. É uma possibilidade de divulgação e monetização do seu trabalho ao mesmo tempo. 

O tradicional barzinho também é uma boa ideia dependendo do seu estilo musical. Nem sempre o seu público estará lá. Uma outra possibilidade é se apresentar em shoppings que disponibilizam palco nas praças de alimentação. As apresentações dentro dos vagões do metrô estão proibidas no presente momento, mas muitos artistas ainda divulgam seus trabalhos dessa forma. 

3 - Ações de marketing off-line

Com pouca grana e muita criatividade você pode realizar algumas ações de marketing off-line que podem trazer um bom resultado quando bem planejadas e executadas. Você pode distribuir folhetos ou algum outro item com um QR code direcionando para as suas redes, pode fazer uma festa de lançamento para os seus principais seguidores ou até enviar um press kit para pessoas relevantes do seu nicho. 

A intenção pode ser fortalecer a sua base de fãs ou chamar a atenção de mais pessoas. O importante é que você sempre lembre de fazer a chamada para a ação, que no caso é fazer com que as pessoas façam o pré-save, te sigam nas redes e escutem sua música. Um outro ponto é sempre que possível produzir conteúdo dessas ações para repercuti-las também no digital.

Comentários

Postagens mais visitadas